Autárquicas: Candidatos debatem prioridades na freguesia de Cercal do Alentejo (c/ áudio)

A regeneração urbana, o turismo, emprego e habitação foram alguns dos temas em debate, na passada sexta-feira, em Cercal do Alentejo, no sexto debate que a rádio Miróbriga e o jornal O Leme estão a desenvolver em todas as freguesias do concelho.

Para António Albino (CDU) há um conjunto de prioridades que “não se conseguiram concretizar no programa anterior e que passam para este mandato” como a “substituição dos candeeiros do Largo da Igreja”, a “construção de um passeio entre o edifício da Moagem e a Escola”; a fixação de “empresas no parque empresarial que necessita de investimento para criar empregos” na freguesia, a “construção de uma bancada junto ao Polidesportivo de ar livre” assim como os balneários de apoio “para os atletas terem condições”, são algumas das prioridades.

Martos Maurício (PS) defende como prioridade a revitalização dos Largos dos Caeiros com a criação de mais estacionamento. “Queremos passar os autocarros para outro local, criando uma praça de táxis em condições e um lugar de estacionamento para a farmácia e alterar a estética da rotunda principal que pode ser embelezada”.

A Zona Industrial de Cercal do Alentejo também está na mira do candidato socialista que quer cativar as empresas sedeadas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, em Odemira. “Esta ZIL está bem localizada e pode receber essas empresas que podem escoar os seus produtos e matérias” contrariando a tendência de “estagnação” a que “a economia do Cercal foi votada”, acrescentou.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP, Carlos Rodrigues escolheu a descentralização das competências para a Junta de Freguesia e a criação de uma plataforma online para transmitir as assembleias de freguesia “onde se debate muito dos problemas da nossa freguesia” ; a eliminação de barreiras físicas e arquitetonicas nos espaços públicos “que dificultam os acessos aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida” porque  “o estado dos nossos passeios e lancis estão num ponto muito crítico”.

O candidato propõe-se promover cursos de apoio materno-infantil para jovens casais da freguesia; apoiar na criação de um infantário e creche e reestruturar o Parque Infantil do Largo dos Caeiros que “é uma autêntica mina para as crianças”. A criação de uma Bolsa de Emprego, melhorar os acessos à rede pública de abastecimento de água porque “há muitas pessoas, nas zona fronteiriça da vila, sem acesso a água da rede” e a limpeza urbana, são outras prioridades do candidato que quer revitalizar o Parque Empresarial de Cercal do Alentejo que “não é atrativo para os investidores”.

O debate pode ser ouvido no podcast da Miróbriga aqui e lido no website oficial do jornal O Leme.

 

A Operação ‘Autárquicas 2017’, que teve início a 4 de setembro, já percorreu as freguesias de São Francisco da Serra, Ermidas-Sado, Abela, União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, Alvalade-Sado e Cercal do Alentejo, e contou com a participação de todos os candidatos às eleições autárquicas.

Esta segunda-feira, 18 de setembro, o debate realiza-se na freguesia de Santo André com os candidatos da CDU, David Gorgulho, do PS, Vítor Correira, da coligação PSD/CDS, António Isidoro e do Bloco de Esquerda, João Fonseca Santos.

O debate arranca às 11h30 da manhã e pode ser ouvido em direto na Miróbriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*