Capitania do Porto de Sines alerta para agravamento do estado do mar

A Capitania do Porto de Sines emitiu novo aviso de alerta para as condições do estado do mar nas próximas horas.

Em comunicado, o capitão do Porto alerta toda a comunidade marítima e cidadãos em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas ou que se encontre no mar, para novo agravamento do estado do mar a partir da tarde desta quarta-feira, 17 de janeiro, com altura das vagas que pode atingir os 5 metros de noroeste ao largo da costa ocidental, sendo expectável que o mar se mantenha alteroso até à madrugada de sábado, 20 de janeiro.

Nestas circunstancias aconselha-se a adoção de todas as medidas de segurança e de prevenção junto ao mar e que as pessoas se abstenham da prática de atividades lúdicas junto à costa nas zonas expostas à agitação marítima.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana desaconselha-se vivamente qualquer atividade junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras, nos molhes portuários e nas praias atingidas pela rebentação das ondas.

Recomenda-se ainda a verificação, vigilância e o reforço da amarração das embarcações atracadas/fundeadas nos portinhos de pesca existentes a sul de Sines e que as tripulações das embarcações de pesca e de recreio redobrem a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança, equacionando o eventual regresso antecipado aos portos de abrigo até que as condições se tornem mais favoráveis.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *