Conferência Internacional em Sines analisou futuro da Logística e das Cadeias de Abastecimento

A CPSI – Comunidade Portuária de Sines, organizou com a Administração do Porto de Sines, a aicep Global Parques e a Câmara Municipal de Sines, uma conferência internacional sobre Logística e Cadeias de Abastecimento-Nova Era, Novos Desafios, que decorreu ontem, no Centro de Negócios ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

Este encontro, que reuniu vários especialistas, teve por objetivo analisar o futuro do setor e discutir o reforço da oferta disponível no Complexo Industrial e Portuário de Sines, composto pelo Porto de Sines e pela ZILS, através da apresentação da capacidade instalada, do know-how disponível neste cluster e do potencial de desenvolvimento futuro.

Os organizadores da conferência, Francisco Mendes Palma, presidente da aGP, José Luís Cacho, presidente da APS, Jorge d’Almeida, presidente da CPSi e Filipa Faria, da Câmara Municipal de Sines, abordaram na 1ª sessão os temas Sines – Porta Atlântica da Europa; Porto de Sines – Os próximos 40 anos; Sines Park – o cluster logístico de Sines e PUZILS – fator de desenvolvimento sustentável.

Já na 2ª Sessão, com o mote Sines – Logística 4.0, José Carlos Simão, Diretor da DGRM, falou sobre A nova Janela Única; Pedro Pires de Miranda, presidente da SIEMENS, abordou o tema Portos Inteligentes – Tecnologias Orientadas para o Futuro, e José Tavares e Luís Tadeu, da Fordesi falaram sobre Redes Logísticas de Última Geração, fazer mais e melhor com Menos Recursos.

A 3ª Sessão envolveu uma Mesa Redonda onde se analisaram as Tendências da Logística Global e que contou com a participação de Artur Alves, CEO do Marlo, Dirk Sosef, Vice President da Prologis SVP, João Gaitas, Country Manager da FríoPuerto e Jorge Alonso, CEO do Grupo Alonso.

 Durante a Conferência foi ainda formalizada a adesão da aicep Global Parques à CPSI – Comunidade Portuária de Sines que, na ocasião, revelou o seu novo logótipo enfatizando a ligação do porto à logística e à indústria.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em mensagem dirigida aos participantes deste encontro, congratulou os organizadores da conferência e referiu que “Antevejo que 2017 será um ano marcante para os portos portugueses, perspetivando-se alcançar o resultado notável de 100 Milhões de toneladas. Esta marca histórica é, pois, indissociável do importante contributo do Porto de Sines e do seu sucesso no contexto portuário mundial. A este propósito, devo evidenciar o compromisso firme do Governo em reforçar o papel do Porto de Sines à escala global, enquanto porto hub para as principais rotas marítimas de comércio internacional e um dos principais portos energéticos do corredor marítimo atlântico”.

Fonte: CPSI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*